quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Bebês precisam tomar água?


Acredito que esse post seja mais para as avós, tias e vizinhas do que para as mamães, rs. Afinal, quem nunca ouviu: “não vai dar água para essa criança?” ou “Coitadinha, tá chorando por que tá com sede!”. E isso também vale para a famosa erva-doce, camomila, cidreira e afins. Então ai vai:

Um bebê que é amamentado não necessita de água, chá ou suco. O leite materno oferece ao bebê até os seis meses de idade a quantidade de água suficiente para sua hidratação. Como o estômago e o intestino do bebê até os seis meses de vida ainda estão imaturos, mesmo uma “inocente” água pode provocar diarréia e vômitos, aumentando as chances de desidratação. Por isso, nessa etapa da amamentação, quem precisa de muita água para garantir quantidade de nutrientes suficiente para o leite materno é a mãe. O leite materno, além de todas as suas qualidades conhecidas, tem o teor de sais suficiente para uma boa hidratação, sem necessidade de água adicional. Nos dias mais quentes, o que ocorre é que aumenta a necessidade do bebê mamar mais vezes (e como consequência, a mãe precisa ingerir uma quantidade bem maior de água).  Bebês com menos de 6 meses têm estômagos pequenos e a  água pode acabar saciando a criança e ocupando o lugar do leite. Depois dos 6 meses, você pode dar água ao bebê quando ele estiver com sede, mas não exagere. Prefira dar alguns goles depois das refeições, principalmente se ele tiver comido papinha "salgada" (vale lembrar que até os 12 meses, o sal não deve ser usado na preparação da papinha).

Água demais pode acabar ocupando o lugar que deveria ser da comida no estômago. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você não possue uma conta google mas gostaria de fazer um comentário é só escolher a opção "Anônimo" no ítem "Comentar como"