quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Vacinação contra o HPV

Alguns meses atrás o Ministério da Saúde divulgou que a vacina contra o HPV vai entrar no calendário nacional de vacinação, meninas entre 11 e 13 anos devem receber a primeira das três doses em 2013. O mesmo acontece aqui na Itália e em outros países pelo mundo. E a mídia divulga: É a primeira vez que a população terá acesso gratuito a uma vacina que protege contra o câncer.

Mas, será que nossos governos são assim tão bonzinhos mesmo ou ... (cada um completa a frase como achar melhor)...

A discussão em relação as vacinas, o “vacinar ou não vacinar” tem crescido muito nos últimos anos, tanto é que o governo de muitos países já não considera o ato de vacinar obrigatório. O assunto é interessante, complexo e dá muito, muito pano pra manga. Mas falando especificamente da vacina contra o HPV: por que nossas meninas devem ser cobaias do sistema? Para refletirmos um pouco seguem algumas informações do livro “Vaccinare contro il Papillomavirus? Quello che dobbiamo sapere prima di decidere” (Edizioni Salus Infirmorum, Padova, 2009). Traduzido: “Vacinar contra o papilomavírus? O que precisamos  saber antes de decidir.”


“De acordo com os princípios da farmacologia, um medicamento como a vacina contra o HPV não deveria ser comercializado, pelo menos enquanto não há dados concretos disponíveis sobre a relação real risco / benefício e, portanto, não antes de 15 anos. (Essas regras não existem mais, pois foram suplantadas pelas leis econômicas e pelos interesses do lobby farmacêutico). A vacina contra o HPV (seja a  bivalente ou tetravalente) estimula o sistema imunitário a formar anticorpos contra 2 dos 12 tipos de HPV potencialmente cancerígenos. São os dois tipos mais frequentes, mas são apenas 2, e assim, o efeito protetor da vacina (mesmo que fosse 100%  para esses 2  tipos) seria ainda, de 0% para todos os outros 10 tipos. Além disso, o HPV emprega mais de 20 anos para passar de tumor benigno (displasia) para tumor maligno, e dado que os testes desta vacina só começaram há 5 anos atrás, temos que esperar mais 15 anos para descobrir se a vacina protege efetivamente esses 2  tipos.”


O texto no site http://www.informasalus.it/it/articoli/sos-genitori-papilloma.php, é bem completo. Mas acredito que os dados acima bastem para uma boa reflexão.

* se você gostou deste texto compartilhe com seus amigos e os convide para curtirem a página de Uma mãe fora do ninho no Facebook *

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você não possue uma conta google mas gostaria de fazer um comentário é só escolher a opção "Anônimo" no ítem "Comentar como"