sexta-feira, 24 de maio de 2013

Pico ou Surto de Crescimento

E então, aquele bebê que sempre foi tranquilo, que dormia a noite toda e mamava na “hora certa”, de um dia para outro começa a acordar várias vezes durante a noite, fica agitado, quer mamar sem parar..... Socorro! Será que a mãe apertou algum botão errado? Ai mais uma vez as palpiteiras de plantão entram em ação: “o leite tá fraco”, “o leite acabou”, “faz logo uma mamadeira, um cházinho e quem sabe até um pãozinho”..... Calma, antes de se desesperar saiba que seu bebê pode estar passadando por um “pico ou surto de crescimento”. O que não é motivo para mais desespero, basta saber o que é exatamente e como lidar com essa fase que é normalíssima no processo de desenvovimento da criança.

Picos ou surtos de crescimento são períodos em que o bebê aumenta a sua necessidade de ingestão de leite, ou seja, pede para mamar mais vezes e fica mais exigente e agitado. Devido ao seu desenvolvimento, ele vai precisar de mais alimento, e como o leite materno não aumenta automaticamente a sua produção, o bebê precisa mamar mais vezes para receber a quantidade de leite que precisa. A mesma situação também pode acontecer quando ele aprende coisas novas, como virar-se, engatinhar, andar ou falar, afinal, o leite materno também é alimento para o cérebro.

Os períodos mais comuns dos picos de crescimentos são: os primeiros dias de vida do recém-nascido, 7-10 dias, 2-3 semanas, 4-6 semanas, 3 meses, 4 meses, 6 meses e 9 meses. Lembrando é claro, que essas fases podem variar de bebê para bebê. Assim como o tempo que normalmente dura de 2/3 dias pode ser diferente para cada um.

O importante é saber o que fazer durante esses picos. Nestes períodos, o regime de livre demanda torna-se ainda mais importante, pois o bebê precisará receber uma quantidade maior de leite, e para isso,  ele deverá mamar mais vezes. Quanto mais mamar, maior será o estímulo e maior será a sua produção de leite. Só assim o seu corpo poderá adaptar-se às novas necessidades da criança.  Evite qualquer suplemento, pois assim, o bebê não vai estimular o peito tantas vezes e a produção não terá a oportunidade de aumentar e nem de acompanhar o crescimento da criança. Nesta fase, a mãe que amamenta pode sentir mais fome e mais sede e deve satisfazer estas vontades, o que é necessário para o aumento da produção. O contato pele a pele também pode ser uma ajuda, tanto para acalmar o bebê como para aumentar a produção de leite.


Nesses períodos, é comum aparecerem sentimentos não só de amor e magia, mas também de exaustão e estresse em toda família, aproveite qualquer ajuda que seja positiva (marido, avós, amigas, babás) e da mesma maneire se afaste de pessoas que possam causar ainda mais agitação (marido, avós, amigas, babás, rs) procure não se estressar, pois o  bebê sente toda essa ansiedade e agitação, e lembre-se: è somente uma fase!

2 comentários:

  1. Olá!

    Amiga... Ótimos textos!

    Estou esperando outros.

    Eu gostaria de saber mais sobre a alimentação, pois vi que você ficou perita nisso!

    Amo vocês.
    Beijos
    Fer

    ResponderExcluir
  2. Neste momento minha filha está passando por esse processo, o segredo é manter a calma, essa fase passa.

    ResponderExcluir

Se você não possue uma conta google mas gostaria de fazer um comentário é só escolher a opção "Anônimo" no ítem "Comentar como"