sábado, 4 de maio de 2013

Amamentação Prolongada


E voltando ao assunto, quais são os benefícios para a criança e para a mulher quando mãe e bebê desejam, e conseguem continuar com a amamentação no peito mesmo quando os alimentos sólidos já foram bem introduzidos na dieta da criança? Quando isso é possível, amamentar uma criança de mais de 1 ano, que já anda e já fala, faz muitas mães enfrentarem alguma oposição, e é provável que você tenha que aturar o olhar enviesado de amigos, familiares e até de pessoas que você nem conhece. Afinal, todo mundo tem uma opinião sobre o momento "certo" de parar de amamentar, mas o desmame é uma decisão muito particular, diferente para cada mulher, e influenciada por fatores culturais, questões de saúde e circunstâncias familiares. Alías,   essa prática é normal, saudável e absolutamente comum em várias partes do mundo, no Ocidente, porém, nem sempre é vista deste modo. Desmamar seu filho no momento em que ele dá sinais de que está pronto é um processo mais natural e menos arbitrário. Dar de mamar no peito mesmo depois do primeiro aniversário era um hábito comum no mundo antes da invenção dos leites especiais e fórmulas infantis, e em algumas culturas continua sendo. Além disso, o Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde recomendam oficialmente que o aleitamento seja mantido até 2 anos de idade ou mais. Alguns dos benefícios da amamentação continuada para a criança são:

- Diminuição do risco de alergias
- Proteção contra infecções respiratórias, e outras
- Melhor nutrição
- Diminuição do risco de hipertensão, colesterol alto e diabetes
- Redução de chance de obesidade
- Favorecimento da capacidade cognitiva
- Melhora no desenvolvimento da cavidade bucal
(Fonte: Dados do Ministério da Saúde)


Além do que, é  importante lembrar que o leite materno é o alimento perfeito para bebês humanos. Contém todas as proteínas, gorduras, hidratos de carbono, minerais e vitaminas necessários ao crescimento humano nas proporções corretas para um bebê. Estas proporções ajustam-se ao longo do tempo para corresponder às nossas necessidades. Dados da UNICEF mostram que, no segundo ano de vida, 500ml de leite materno fornece 95% das necessidades de vitamina C, 45% das de vitamina A, 38% das de proteína e 31% do total de energia de que uma criança precisa diariamente. Além do  fortalecimento do sistema imunológico. Em relação ao benefícios emocionais, a amamentação oferece aconchego e segurança à criança. A amametação não fará com que seu filho fique mais dependente de você, aliás, essa proximidade entre mãe e bebê ajuda a conquistar uma maior independência à medida que a criança se sente mais segura de si em termos emocionais. Desmamar a criança antes da hora pode torná-la mais apegada, justamente o contrário do muitos dizem.


Amamentar é, principalmente, um ato de amor, um momento especial entre mãe e bebê que fortalece o vínculo entre os dois.  Os benefícios emocionais e físicos da amamentação prolongada são muitos, por isso não deixe que a pressão dos outros para você parar de amamentar saia ganhando. Pense bem no assunto, pese os prós e os contras e só pare de dar o peito quando achar que chegou a hora, para você e para o seu filho. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você não possue uma conta google mas gostaria de fazer um comentário é só escolher a opção "Anônimo" no ítem "Comentar como"