segunda-feira, 8 de abril de 2013

Manobras de Desobstrução Pediátrica


Hoje fiz um curso de “Manobras de Desobstrução Pediátrica” realizado pela Cruz Vermelha Italiana e achei muito interessante comentar aqui no blog. Afinal, por mais que os pais e cuidadores tenham total atenção aos seus filhos, acidentes em casa não são raros, pelo contrário, acontecem e podem custar até a vida dos pequenos. Sabemos que, a grande maioria dos acidentes com crianças podem ser evitados com a prevenção, porém, quando eles ocorrem, alguns conhecimentos simples podem diminuir o sofrimento, evitar complicações futuras e até mesmo salvar vidas. A maioria dos casos de obstrução das vias aéreas em bebês e crianças ocorre durante a alimentação ou durante brincadeiras com pequenos objetos (moedas, pilhas, balas, semetes, brinquedos não adaptados à idade da criança…).

Em caso de obstrução das vias aéreas devem ser realizados os primeiros socorros adequados a cada vítima, ou seja, os procedimentos a serem tomados no caso da vítima ser um bebê (menos de 1 ano de idade) são diferentes das técnicas executadas quando a vítima é uma criança (mais de 1 ano de idade até atingir a puberdade). Outra informação importante é saber que, você nunca deve tentar puxar os objetos da garganta ou abrir a boca para examinar o seu interior, pois com isso, pode acabar empurrando o objeto ou alimento ainda mais para baixo.


Se a criança consegue tossir, estimule (sem dar tapas nas costas). A tosse é a melhor forma de expulsão do objeto aspirado ou alimento ingerido. Mas, se a criança não consegue tossir com força, falar ou chorar, é sinal de que o objeto está obstruindo as vias respiratórias, o que significa que há asfixia. E nesse caso a melhor solução é aplicar a chamada "Manobra de Heimlich" enquanto uma outra pessoa liga para o socorro. Uma manobra simples que pode salvar vidas. Pais, avós, professores... cuidadores em geral deveriam saber aplicá-la.


Procurei alguns vídeos no youtube que ensinem a manobra, porém, o material em Portugês é pouco. Mas, procure na sua cidade quem desenvolva esse tipo de curso. É rápido, e realmente útil. Deixo para vocês dois vídeos que encontrei em portugês e um site muito interessante do médico que desenvolveu o projeto na Cruz Vermelha Italiana para prestação deste curso gratuitamente para toda a comunidade, um trabalho incrível.


É importante lembrar também que:

  • ·       Em caso de asfiixia, mesmo que os pais consigam resolver a situação com a "Manobra de Heimlich" logo depois a criança deve ser consultada por um médico.



  • ·       A prevenção é o melhor remédio, porém não é por que a criança vive permanentemente sob risco que os pais deixarão de oferecer novos estímulos, manter o filho enclausurado trará efeitos ainda piores futuramente.










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você não possue uma conta google mas gostaria de fazer um comentário é só escolher a opção "Anônimo" no ítem "Comentar como"