sábado, 16 de março de 2013

O poder da uva passa


Sabem aquela cena da criança cansada, chorando no meio do shopping  e a mãe que dá um pirulito para acalmá-la? Quem não é mãe acha um absurdo, e só quem é mãe entende a situação... Ok, mas onde entra a passa nessa história? Vou contar para vocês: desde que a Amelia começou a comer alimentos sólidos introduzi na dieta dela as uvinhas. No começo cortava os pedacinhos e colocava no mingau e depois comecei a dar os pedacinhos na boca e ela comia tudinho como uma “velinha desdentada”. E agora, não saio mais de casa sem meu potinho de uvas passas na bolsa! Aqui não tem pirulito e balinha não. Quem me salva são as uvas passas. E o melhor, essas uvinhas são “cheias de coisas boas”. Vejam algumas propriedades dessas doçuras:

As uvas passas são consideradas uma das frutas desidratadas mais nutritivas no mundo, e estão entre os alimentos naturais mais recomendados pelos profissionais da saúde.  São ricas de minerais, auxiliam na redução da acidez estomacal, são uma boa fonte de antioxidantes, são fonte de oligofrutossacarídeos (que possui ação prebiótico),  possui uma alta concentração de boro (que é um importante mineral para a saúde dos ossos e dos ligamentos), pode ter uma ação preventiva no câncer de cólon e tem uma capacidade cardioprotetora. Elas se destacam também pelo seu alto conteúdo de carboidratos. Isto significa que são uma grande fonte de energia, sendo ideal para esportistas e pessoas que mantêm uma alta atividade (como estudantes, por exemplo). É um dos alimentos prediletos de fisiculturistas e dos atletas, por sua quantidade de aminoácidos, vitaminas e sais minerais - importantes para que o organismo absorva proteínas e nutrientes. Contêm ácido oleanólico, um fitoquímico que desempenha papel crucial na proteção dos dentes contra cáries e sensibilidade dentária. Destaca igualmente seu alto conteúdo em potássio, um mineral imprescindível para o correto funcionamento de nosso organismo.... E por ai vai, os benefícios parecem  ser infinitos.

Provem vocês também. Pelo menos até que o seu filho não entenda que uva passa não é pirulito! Mas lembrem que essas frutinhas também caem super bem em várias receitas de pães, bolos e biscoitos. Demais, não?



2 comentários:

  1. Muito legal, aprendi um monte,adorei bjão TiaSuzete

    ResponderExcluir
  2. Um máximo essa dica, assim como muitas outras que li.

    ResponderExcluir

Se você não possue uma conta google mas gostaria de fazer um comentário é só escolher a opção "Anônimo" no ítem "Comentar como"