quinta-feira, 7 de março de 2013

E se o remédio estava vencido?


Li esses dias um artigo em um site italiano (http://www.nostrofiglio.it/ )que achei bem interessante e resolvi traduzir para dividir por aqui essas informações sobre a data de validade dos remédios.

“E se o remédio estava vencido? Pode acontecer com qualque um de se utilizar, acidentalemente, um medicamento vencido. Ao contrário do que geralmente se acredita, nenhuma droga torna-se tóxica após o prazo de validade. O perigo está ligado apenas à possibilidade de que o seu efeito terapêutico não seja mais garantido. A eficácia de um fármaco tende a diminuir gradualmente com o tempo que decorre após a sua expiração. Mas atenção: um remédio vencido à três dias, quase certamente, realizará sua ação de forma adequada, enquanto um outro expirado há anos muito provávelmente já não tenha mais qualquer poder. A princípio, um remédio que expirou à menos de sete meses ainda pode desempenhar um efeito de cura satisfatório, desde que, tenha sido aberto apenas no momento da utilização. E perderão mais rápidamente a eficácia os medicamentos que já foram abertos. Qualquer aparição de uma dor de estômago e / ou vômito após a ingestão oral de um fármaco, pode depender da fermentação dos excipientes, que são substâncias que melhoram o sabor e a absorção do medicamento. Isto pode acontecer especialmente se entre os excipientes tenham alguns açúcares. Os sintomas tendem a  desaparecer dentro de um curto período de tempo, e sem apresentarem consequências.”

Interessante e útil! Não?

Um comentário:

Se você não possue uma conta google mas gostaria de fazer um comentário é só escolher a opção "Anônimo" no ítem "Comentar como"